Imagens Poetas como nós


Zédalmeida *
A partida para a minha exposição no Museu Rafael Bordalo Pinheiro, em Lisboa, foi um cão… Melhor dizendo : foi a leitura de uma novela sobre um cão : o Kuika de Manuel Alegre, um epagneul-breton que o poeta considerava como membro do seu agregado familiar.

Terminada a leitura, fiquei com a sensação que Manuel Alegre tinha escrito aquela novela só para mim.... Por essa altura, tinha falecido a minha cadela Carolina, uma coker de orelhas até ao chão e olhar irresistível : que o diga o meu amigo Manuel da Silva Ramos, grande apaixonado da minha Carolina… Assim resolvi “pagar” ao poeta com uma escultura cerâmica representando-o de mãos dadas com o seu Kuika e armado com uma caçadeira / caneta...

Durante a execução da escultura fui recordando os poetas da minha vida... Os que conheci pessoalmente. Os que com quem tive o prazer e o proveito de trabalhar na publicidade (refúgio para escritores e poetas odiados pela ditadura). Os que conheci nos jornais por onde circulei como cartoonista e designer gráfico. Os que conheci na leitura das suas obras, ao longo da minha vida. E claro… os que conheci na noite de Lisboa e davam os primeiros passos como eu no mundo tramado mas maravilhoso das artes…

Foi assim que somei 36 poetas do século XX, a que juntei os intemporais Camões e Bocage, um “retrato” de homenagem a todos os poetas, a que chamei Poeta desconhecido, e um outro de homenagem a todos nós, a que dei o nome de Leitor de poesia.

Lancei mãos à obra… e foi trabalho para o ano de 2012 e parte de 2013. Inaugurada em 8 de dezembro de 2013 com o nome de “Poetas como nós”, a exposição pôde ser visitada no Museu Rafael Bordalo Pinheiro até 4 de maio. Seguirá agora em itinerância por várias cidades do país, esperando que a nossa cidade, o Fundão, possa ser igualmente contemplada…


Luís de Camões : de partida par ao Luxemburgo


Fernando Pessoa : os pessoas do Pessoa em pessoa


António Ramos Rosa : o sol passa o inverno em Ramos Rosa


Manuel António Pina : poeta como pão


Vasco Graça Moura : o Montblanc do Norte


Manuel Alegre : poeta como nós

* Nascido em Silvares (Fundão), Zédalmeida reside em Lisboa. Criativo na publicidade, em termos profissionais, tem desenvolvido uma larga atividade artística nos domínios da cerâmica e do cartoon.