Editorial O fim de um projeto


J.-M. Nobre-Correia
Lançada em 5 de setembro do ano passado, a revista em linha Notas de Circunstância deixa de ser publicada. Razões várias explicam uma decisão praticamente inevitável…
No número posto em linha em 5 de junho último, a redação de Notas de Circunstância anunciava o seu número 11 para 5 de setembro, após uma normal pausa de férias. Porém, feito o balanço dos dez números publicados, a revista deixa de ser publicada. Haverá alguns velhos invejosos, mergulhados no sinistro sentido de rivalidade que os mina, que se regozijarão com a notícia. Mas haverá quem, bem mais numerosos, ousa imaginar-se, lamentarão que a revista desapareça. É para estes, assim como para os fiéis leitores e os colaboradores mais ou menos assíduos, que se torna indispensável dar umas palavras de explicação.
A conceção inicial de um trimestral ou talvez até mesmo de um bimestral em papel, teve que ser rapidamente abandonada, confrontada com a dura realidade portuguesa dos sectores da edição e da distribuição de publicações. O que tal iniciativa suporia em termos de meios humanos e financeiros seria dificilmente sustentável. Pelo que a opção pela edição em linha, lançada em 5 de setembro do ano passado, parecia a mais razoável.
Esta edição em linha viu-se porém confrontada imediatamente à indiferença tática (chamemos-lhe assim) de todos os média da Beira Interior, sem exceção, altamente preocupados com as suas quintinhas de influência e os seus privilegiozitos caseiros. Atitude estrategicamente absurda, mas que põe em evidência as práticas jornalísticas que reinam nestes média, mais habituados à subserviência do que à irreverência para com os poderes locais do momento, publicando a “palavra divina” de uns e os comunicados “bíblicos” de outros.
Outra deceção : a falta de reações dos leitores, com algumas honrosas exceções. Houve sobretudo uma quase total ausência de um debate de ideias, de argumentos, de dados factuais que pudessem contribuir para um aprofundar das análises e das reflexões propostas. Constatação que é igualmente de aplicação na generalidade da imprensa portuguesa. Enquanto que nos “comentários” dos leitores nas edições em linha predominam o insulto, a calúnia, a insinuação e a grosseria.
Por fim (e é mesmo caso para dizer : last but not least), foi impossível desencadear um movimento mais ou menos espontâneo de propostas de colaborações. Foram raríssimas as contribuições que não foram arrancadas a ferros. Gente houve que prometeu um, dois, três textos que, dez números depois, …nunca chegaram. Ou que enviou textos três ou quatro vezes maiores do que o tamanho aceitável, sem que tal exagero fosse editorialmente, tecnicamente, justificado. Ora, bem menos do que em papel, os textos em linha suportam dificilmente os tamanhos infindáveis que convidam ao abandono, sobretudo quando a originalidade do tema e o talento da escrita não ajudam a ultrapassar esta tentação.
Autores houve que, em vez do tema combinado, enviaram outros sem relação alguma ou com uma relação muito longínqua com o dito tema. Outros que enviaram textos que já tinham sido publicados e que, sem o anunciarem, procuravam reciclá-los sem qualquer atualização, revisão ou aprofundamento novo. Outros que queriam propor ou propuseram mesmo textos caraterizados por um compadrio indecoroso, em que o autor diria ou dizia maravilhas de um amigo que queria fazer passar por verdadeira sumidade ou autêntico génio desconhecido…
Isto para não falar de textos que tiveram que ser largamente reescritos uma, duas, três ou mesmo quatro vezes. Em que os erros de ortografia (velha ou nova) e/ou de sintaxe abundavam, apesar dos diplomas superiores dos autores. Em que as referências tiveram que ser verificadas e refeitas. Ou textos que eram pura e simplesmente impublicáveis, pela inconsistência do tratamento do tema ou pela total inadequação da escrita a uma revista em linha que se queria globalmente cultural.
A quase ausência de propostas de colaboração (com exatamente duas exceções) obrigou a que tivessem que ser escritos muitas centenas de “mails” e dadas outras tantas centenas de telefonemas. Autores potenciais houve a quem foram endereçados dezenas de mensagens escritas e telefónicas a que nunca se dignaram reagir [1]. Um investimento de tempo desesperante, com resultados incontestavelmente interessantes mas globalmente aquém do que era esperado.
Ora, precisamente, o que se esperava era desencadear um processo de análise e de reflexão sobre os mais diversos temas caraterísticos da Beira Interior (e até da Beira tout court), que pouco ou nada interessam os média de Lisboa. Mas também levar gente da Beira Interior a debruçar-se sobre temas de fundo mais gerais, para além dos da Beira Interior, ultrapassando assim a dificuldade que consiste em ter acesso aos média ditos “nacionais”. E mais ainda : abrir portas à criatividade de ficcionistas, poetas, fotógrafos, pintores, desenhadores e demais artistas que, na maior parte dos casos, tanta dificuldade têm em afirmar-se para além das fronteiras da região.
A dificuldade em aceder a autores de ficção literária foi enorme e inesperada (embora uma editora tenha avisado que “não se produz por aí nada que venha das novas gerações” !). E outra grande dificuldade foi conseguir alargar o leque dos colaboradores a toda a Beira Interior : nem uma única contribuição teve por origem o distrito da Guarda, apesar das numerosas tentativas que redundaram num silêncio quase geral [2] !
Mas nem tudo foi sinistramente sombrio. Pelo que aqui fica um agradecimento final sincero a todos os autores, alguns dos quais eminentes, que permitiram que a revista fosse mensal e pontualmente publicada durante uma “época”, com uma qualidade largamente reconhecida. Com um agradecimento especial a Isaura Reis pelo entusiasmo posto no início do projeto. E outro a Eduardo Maia Costa que se propôs imediatamente como “colaborador permanente” e foi o único leitor a fazer sistematicamente uma análise crítica de cada número publicado.
A revista mensal em linha Notas de Circunstância fica pois por aqui. Melhores dias poderão surgir… Entretanto, o bloco-notas Notas de Circunstância 2 continua no endereço habitual : http://notasdecircunstancia2.blogspot.pt (atenção ao “2” que o distingue do endereço da revista)…



[1] …e no dia em que, após 16 « mails » e um sem números de telefonemas (que rapidamente deixaram de ser atendidos, quando o número era reconhecido, supõe-se, mas que deram lugar a mensagens escritas ou a gravações sonoras), foi anunciado, dez meses depois, a um dos autores potenciais que os pedidos de colaboração ficavam por ali, mas que, bem entendido as “páginas” da Notas de Circunstância continuavam a ficar-lhe abertas, isso deu lugar uma reação de uma inacreditável arrogância egocêntrica agressiva da parte do dito autor potencial !
[2] Ver a este propósito o « Balanço » publicado em anexo final do editorial do número 10.